[Ubuntu-BR] Procuro uma solução minimalista extrema para kiosque de internet.

Wagner De Queiroz wagnerdequeiroz em gmail.com
Terça Setembro 23 16:28:14 UTC 2014

Boa tarde André Cavalcante.

O meu maior problema é o preço do hardware, infelizmente somos brasileiros
com orçamento bem apertado a frente.
Basicamente o hardware atual é um miniPC industrial cuja saída de vídeo vai
num monitor gigante ou TV. ou num futuro
distante uma SmartTV. Esse MiniPC que estamos usando nao é caro, em torno
de 300 reais, nao possui partes móveis
e usa uma simulação de HD em Flash de até 1Gb, infelizmente sua CPU baseado
num core de i486 (Vortex86) parece
barata, todo canto tem...

A minha aplicação roda num servidor web baseado em ruby no miniPC
(imposição do cliente) que vai gerar uma página web
com diversas informações. Algumas destas virão por porta serial ou USB do
MiniPC, mas na prática, tudo virá via web.

O miniPC não terá mouse ou teclado, podendo (dependendo do ambiente onde
será instalado) ser um monitor de uma cabine primária de energia,
supervisório de sistema de refrigeração predial e combate a incêndio,
monitor de linha de produção, de várias linhas ou um monitor de um
supervisório industrial no centro nervoso da fabrica. Basicamente é um
hardware e software base genérico linux  que pode ser estocada para
reposição imediata, trazendo via ssh scripts para personaliza-lo para a
aplicação que será utilizada no local de destino.

Atualmente Ao ligar pela primeira vez, esta estação vai se conectar a rede,
conectar ao IP do servidor do cliente, informar na tela do chrome uma
página informando se esta conectado ao servidor e informar um token
provisório que o instalador informará via dispositivo móvel na pagina web
do suporte o token e o código da aplicação que vai ser usada. O servidor
vai via ssh conectar ao miniPC, descarregando os scripts necessários e
iniciando a aplicação do miniPC que passará a se comportar como era a
aplicação antes. Essa especie de preparação ocorrerá uma única vez e nos
boots sub sequentes, já subira a interface gráfica com o navegador já
cuspindo os dados solicitados da aplicação.

Pensei no raspi, mas como ele não é de produção nacional e seu preço além
de flutuar com o Dolár, no futuro nao se sabe se continuará disponivel
fácilmente.

O miniPC atual que estou usando usa uma arquitetura x86, mas baseado numa
CPU rápida usando núcleo de 486, não suportando subir kernel 686.

Acerca do nobreak e a hibernação, dependendo do local onde ficará
instalado, não poderá haver nobreak, e apesar de termos o máximo de
cuidado, não podemos prever que sempre haja uma fonte de energia confiável.
De toda forma, temos uma fonte genérica
com estabilizador interno (baseado em Relê) que se a entrada for muito
acima ou abaixo de certos limites, ela corta a tensão DC que alimentaria o
miniPC para evitar a queima, não é a solução ideal, mas se acontecer,
quando ela voltar, ele religa a saída DC. Quanto a TV/Monitor, ela se vira.

O tempo de boot, quanto mais curto, melhor, pois dependendo do lugar, esse
tempo pode ser vital para que o operador possa diagnosticar e tratar alguma
falha.

Não me sinto ainda confortável em compilar kernel por falta de tempo e
conhecimento necessário para remediar problemas, pretendo chegar neste
nível de conhecimento logo, quando o negócio estiver andando, dando
dinheiro necessário para pagar as contas e permitir que eu possa me dedicar
ao linux ao ponto de saber enxugar os bits até o ponto que você chegou.

Neste inicio, o desejável seria ter uma especie de imagem live genérica x86
para rodar no hw que estiver disponível para o cliente,
pois não tenho permissão de falar, é essa CPU X com o módulo Y com a TV K,
pois cada cliente tem uma cabeça e certos hardwares específicos já
embarcados. Por isso optamos pela aplicacao ser baseada num navegador de
internet em tela cheia sem intervenção do usuário.

--
Wagner de Queiroz
Be free with Linux