[Ubuntu-BR] Procuro uma solução minimalista extrema para kiosque de internet.

Andre Cavalcante andre.cavalcante.br em ieee.org
Terça Setembro 23 15:15:39 UTC 2014

Olá,

> Bom dia a todos da Lista, Eu assino esta lista a bastante tempo e confesso
> que pensei por semanas para levantar este post com receio de reações
> adversas.

Wagner, não tenha medo de reações adversar. Elas fazem parte. Mas a tua
dúvida é bem pertinente. Menos ainda para "temer" reações adversar, ok?

> cabei tomando coragem e estou indo em frente.
>
> Eu preciso suprir uma necessidade para uma aplicação especifica em ambiente
> industrial que esta me tirando o sono:
>
> Eu preciso montar um miniPC com linux rodando uma versão mais enxuta
> possível de linux usando o google Crome (devido a uma particularidade do
> sistema web que ele precisa usar que infelizmente só roda com este
> navegador (apesar de ser html5 puro, em tese)

As versões mais enxutas do linux para fazer isso que cê quer são as versões
faça você mesmo em que você constrói o kernel, junta as bibliotecas e os
aplicativos, configura tudo nos arquivos de configuração personalizados.
Fica exutinho: 1G é muito! Mas o trabalho....

Isso também depende do teu miniPC. Hoje em dia você consegue versões de
miniPC com vários gigas em SSD. Quanto quer gastar com o hw? Qual é o tipo
de hardware que pensas em usar?

> Eu baixei algumas versões do ubuntu, (com lxde, versao remix,etc)  enxuguei
> o máximo possível mas mesmo assim o X requer um caminhão de megabytes para
> funcionar. Não consigo uma imagem de sistema abaixo de 1gb para funcionar.
> Esse hardware do minipc precisa além da porta ethernet (que é fichinha)
> precisa usar uma interface wifi como segunda interface de rede (com WPA),
> pois algumas empilhadeiras tem o péssimo costume de mastigar cabos de rede
> aqui e acolá.

Uma imagem a partir de um debian, ubuntu, fedora etc., é muito difícil de
conseguir com 1G, principalmente tendo o X, WiFi, vídeo etc.

> [...]
> usuário, é apenas para renderizar páginas web geradas por um servidor
> baseado em ruby rodando na própria máquina. O problema é que não consigo
> uma solução enxuta para essa imagem de sistema. A máquina não usa disco
> rígido por estar num ambiente de certa forma hostil e por limitações
> diversas a imagem de sistema que vai rodar tem que subir muito rápido e
> ocupar o mínimo de espaço possível pois em caso de pane do sistema, um
> pendrive será usado para restaurar uma imagem padrão nova em poucos
> minutos. (essa parte da recuperação é moleza com o nosso amigo dd)

Subir "muito rápido": seria o caso de você colocar um nobreak e, em vez de
desligar, fazer uma hibernação e restaurar no boot.
Agora depende do que é "muito rápido" para você. Se você tirar o sistema de
detecção de hardware e configurar o kernel sob medida (já subindo, na
imagem do kernel os módulos corretos para o teu hardware), o boot vai ser
realmente muito, mas muuuiiiito rápido.

> Estou quase partindo pro linux embarcado, pois mesmo com o blackbox (como
> gerenciador de janela) não consigo fazer uma imagem linux abaixo de 1Gb.

Novamente, depende do hardware. Dá uma dica aí. Quem sabe a gente pode te
dar uma ideia que ainda não tentaste.

> Alguém da lista já conseguiu uma facanha destas de trabalhar com uma imagem
> pequena de linux com chrome baseada no nosso amigo ubuntu que possa indicar
> uma solução confiável?

Já trabalhei com imagens de linux na casa dos 20Mbytes. Mas isso é enxugar
bits....

Abraços

--
André Cavalcante