[Ubuntu-BR] Procuro uma solução minimalista extrema para kiosque de internet.

Wagner De Queiroz wagnerdequeiroz em gmail.com
Terça Setembro 23 12:37:23 UTC 2014

Bom dia a todos da Lista, Eu assino esta lista a bastante tempo e confesso
que pensei por semanas para levantar este post com receio de reações
adversas. Acabei tomando coragem e estou indo em frente.

Eu preciso suprir uma necessidade para uma aplicação especifica em ambiente
industrial que esta me tirando o sono:

Eu preciso montar um miniPC com linux rodando uma versão mais enxuta
possível de linux usando o google Crome (devido a uma particularidade do
sistema web que ele precisa usar que infelizmente só roda com este
navegador (apesar de ser html5 puro, em tese)

Eu baixei algumas versões do ubuntu, (com lxde, versao remix,etc)  enxuguei
o máximo possível mas mesmo assim o X requer um caminhão de megabytes para
funcionar. Não consigo uma imagem de sistema abaixo de 1gb para funcionar.
Esse hardware do minipc precisa além da porta ethernet (que é fichinha)
precisa usar uma interface wifi como segunda interface de rede (com WPA),
pois algumas empilhadeiras tem o péssimo costume de mastigar cabos de rede
aqui e acolá.

Essa aplicação que esta rodando no navegador não requer intervenção do
usuário, é apenas para renderizar páginas web geradas por um servidor
baseado em ruby rodando na própria máquina. O problema é que não consigo
uma solução enxuta para essa imagem de sistema. A máquina não usa disco
rígido por estar num ambiente de certa forma hostil e por limitações
diversas a imagem de sistema que vai rodar tem que subir muito rápido e
ocupar o mínimo de espaço possível pois em caso de pane do sistema, um
pendrive será usado para restaurar uma imagem padrão nova em poucos
minutos. (essa parte da recuperação é moleza com o nosso amigo dd)

Estou quase partindo pro linux embarcado, pois mesmo com o blackbox (como
gerenciador de janela) não consigo fazer uma imagem linux abaixo de 1Gb.

Alguém da lista já conseguiu uma facanha destas de trabalhar com uma imagem
pequena de linux com chrome baseada no nosso amigo ubuntu que possa indicar
uma solução confiável?

--
Wagner de Queiroz
Be free with Linux