[Ubuntu-BR] Italia prohíbe la imposición de Windows en PCs nuevos

Humberto Fraga xisberto em gmail.com
Quarta Outubro 29 18:59:52 UTC 2014

Em 29 de outubro de 2014 11:55, Andre Cavalcante <
andre.cavalcante.br em ieee.org> escreveu:

> Não gosto de depender do governo, que, em geral, só retira a minha
> liberdade, para qualquer coisa. Forçar as empresas a adotar um software
> qualquer, ou não permitir o uso de um software qualquer, é ir contra a
> liberdade de escolha do fabricante - e dos consumidores.

No meu ponto de vista, o governo deve sim interferir e regular o
relacionamento entre empresas em favor dos consumidores.

A liberdade de escolha dos fabricantes geralmente é contra a liberdade de
escolha dos consumidores. Você usa GNU/Linux em seus computadores e sabe
instalá-los, mas já viu como são as opções de computadores com GNU/Linux à
venda? Tenho aqui do meu lado um recém-comprado Philco com Mandriva 2011
sem suporte a atualizações. A única opção do consumidor é instalar outro
sistema - livre ou não, pirata ou não - por conta própria, ou ficar com um
sistema quase inútil.

As empresas que tem seus sistemas livres não conseguem acordos com
fabricantes exatamente por não conseguir competir com a força do monopólio
da Microsoft. Uma ação como esta do governo espanhol está tentando mitigar
este monopólio. O governo não está impondo software livre, está retirando a
imposição do software proprietário. Está restaurando a liberdade de escolha
do consumidor.

--
Humberto Fraga
https://play.google.com/store/apps/developer?id=Humberto+Fraga