[Ubuntu-BR] Italia prohíbe la imposición de Windows en PCs nuevos

Andre Cavalcante andre.cavalcante.br em ieee.org
Quarta Outubro 29 14:55:02 UTC 2014

É triste ver que as pessoas não entendem bem o que é liberdade.

Forçar as empresas a não fazer certos acordos que elas julgam benéficas
para ela é ir contra a liberdade, não a favor!

Não gosto de depender do governo, que, em geral, só retira a minha
liberdade, para qualquer coisa. Forçar as empresas a adotar um software
qualquer, ou não permitir o uso de um software qualquer, é ir contra a
liberdade de escolha do fabricante - e dos consumidores.

Temos que vencer é o problema da rede: é mais vantajoso para um consumidor
usar o SO que a maioria usa do que mudar. Assim é melhor para o usuário que
o SO venha pré-instalado na máquina que ele ter que fazer isso em casa.
Esse é o nosso problema.

A única coisa que me pergunto é, porque as empresas do Linux também não
fazem o mesmo, isto é, fazem acordos comerciais com os vendedores para que
o Linux venha pré-instalado nas máquinas novas? O que as impede? Cacife? Ou
é opção dos consumidores de PCs?

Penso que para fazer o Linux crescer nos desktops, basta atacar os pontos
fortes do Linux: segurança, usabilidade, preço etc - e, principalmente a
liberdade de escolha, e fazer a propaganda correta.

Eu uso Linux porque ele me faz mais livre, não menos. Essa decisão da
Espanha pode parecer, a primeira vista, boa para a causa da liberdade, mas
na verdade não é!

Abraços

--
André Cavalcante