[Ubuntu-BR] Redimensionar partições

Luis Antonio Fessel luis_fessel em yahoo.com.br
Segunda Outubro 20 18:03:26 UTC 2014

Boa tarde.
Se você tiver mais de 2Gb de memória, não precisara de swap no Linux. Mas, se colocar, não vai atrapalhar. E, ainda pode criar swap em arquivo, como no Windows. Inclusive, da pra compartilhar o arquivo de swap entre os dois. Economia de espaço é cunóis!
Quanto as partições, cada disco pode ter até 4 partições principais. Parece-me que você tem u, HD de 500Gb (+-) Eu faço assim:
 1ª partição PRIMÁRIA 100Gb p/ SEVEN;
 2ª partição PRIMÁRIA 50Gb p/Linux;
 3ª partição TODO O RESTO PRIMÁRIA (ou secundária, e cria partições lógicas dentro. No Windows, até 24, senumengano).
A 3ª uso pra guardar documentos, imagens, vídeos, instalações, downloads, configurações... (esqueci algo?) assim, se precisar formatar qualquer uma instalação e refazer, não perco nada.