[Ubuntu-BR] Compartilhamento de pastas entre computadores Ubuntu

Ricardo Jorge ricardojorge.bg em gmail.com
Sábado Maio 17 15:30:54 UTC 2014

Apesar de ser usuário do Ubuntu desde 2006, nunca consegui realizar o
compartilhamento de pastas em uma rede wifi entre dois computadores com o
Ubuntu.
Segui vários tutorias de Samba e NFS, mas nunca obtive sucesso.
Andei lendo sobre programas como o NitroShare, etc... Mas também li que
eles estão sem atualização e nem estão nos repositórios oficiais do Ubuntu.
A minha conexão a Internet é via ADSL, por um modem roteador D-Link
DSL-2640T, que foi roteado junto ao próprio suporte da D-Link.
Atualmente tenho no desktop o Ubuntu 14.04LTS e no notebook o Xubuntu
14.04LTS, e ainda uso o firewall UFW habilitado em ambos.
Poderia até usar os vários servidores de nuvens, mas tem dados que acho que
a troca pode ser mais rápida.
Será que está mais fácil conseguir esse compartilhamento atualmente pelo
Ubuntu com as ferramentas disponíveis nos repositórios oficiais: Samba,
NFS, etc...
Atenciosamente,

--
*Ricardo Jorge* <http://www.linkedin.com/in/rjbgbo>