[Ubuntu-BR] [OT] Marco Civil da internet

Quarta Março 26 15:02:54 UTC 2014

Paulo,

Em 26 de março de 2014 09:14, Paulo de Souza Lima
<paulo.s.lima em varekai.org>escreveu:

> Porque você vem e usa uma faixa desse espectro para suas proprias
> necessidades. Aí vem outro que não sabe que você está usando e começa a
> usar a mesma faixa e ferra com o seu sistema. Agora imagine milhares de
> pessoas fazendo isso, ao mesmo tempo, na mesma região. É por isso que
> exitem normas e regulamentação.

Você está tirando conclusões prá lá de precipitadas do que escrevi.

Que você não possa conceber um sociedade com menos estado, vá lá, afinal
fostes doutrinado desde criança para acreditar que o deus governo vai
resolver todos os teus problemas, mas daí a levantar hipóteses e
generalizações que nunca passaram nem perto do que coloquei é problemático,
porque já envolve falta de cognição ou até má fé.

Defender o fim da ANATEL é defender o fim de um pedaço do governo que só
atrapalha. Nunca defendi uma sociedade sem leis ou ordem. Se é o governo
que vai suprir a polícia e a justiça que vão fazer a lei e a ordem
acontecerem como se espera é outra discussão, bem como quem vai fazer as
leis e normas sociais, e acho que não faz o menor sentido a gente fazê-la
aqui.

Com o fim da ANATEL temos mais liberdade *econômica* e a possibilidade de
novas empresas se instalarem no país e melhorarem os serviços de TICs.
Se você não acredita que a ANATEL atrapalha, olha só:
http://gizmodo.uol.com.br/unicel-acusa-anatel-e-operadoras/

Sobre a canalização, novamente, é um problema que foi resolvido a 100 anos:
quem é dono de um canal é dono, assim ninguém mais pode usar aquele canal,
assim como se alguém é dono de um terreno ninguém mais pode entrar naquele
terreno sem a devida autorização do dono. Se alguém usar um canal que não é
seu, tem que acionar a polícia, assim como você faria se alguém invadisse o
seu terreno. E mais, para regular canalização não é preciso nenhum aparato
estatal, basta uma agência de normas técnicas privadas, como a ABNT, por
exemplo. Mais claro que isso não sei se posso ser.

> É por isso que você usa Linux. Se não existissem normas e regulamentação,
> não haveria Linux, não haveria software, não haveria tecnologia, não
> haveria civilização, não haveria arte. A própria natureza se rege por
> normas. Se não houvessem normas universais que regem a natureza, não
> haveriam átomos, moléculas, matéria, seres vivos, planetas, sistemas,
> Universo. Fingir que a ausência de normas é a panacéia universal é não
> compreender a natureza das coisas.

Mal exemplo: o Linux se desenvolveu em comunidade principalmente por causa
da GPL, a qual foi inventada justamente para contrapor a ordem existente do
código fechado. Vá no site da FSF para ver o histórico da GPL e o porque da
sua existência.

Abraços

--
André Cavalcante
Manaus, AM., Brasil

Ubuntu User number # 24370

em outro formato, você pode instalar gratuita e livremente o LibreOffice (
http://pt-br.libreoffice.org/).