[Ubuntu-BR] [OT] Marco Civil da internet

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em varekai.org
Terça Março 25 17:46:47 UTC 2014

Paulo de Souza Lima
http://almalivre.wordpress.com
Curitiba - PR
Linux User #432358
Ubuntu User #28729

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
*Onde há Consciência não há necessidade de leis.*

Em 25 de março de 2014 14:27, Andre Cavalcante <andre.d.cavalcante em gmail.com
> escreveu:

> Olá, Paulo,

> quer e

> é o
> >

> Contradição detectada! Se o Código de Defesa do Consumidor está segurando
> os "abusos" como colocas é porque ele tem os elementos legais para isso. Se
> não, ele nada poderia a fazer. Logo, você entrou em contradição.

Contradição onde? André, se você acha que o Código do Consumidor resolve o
problema, está errado. É por isso que temos empresas como a Oi, fazendo
shapping e como a GVT que não faz.

> coisas
> >

> Uai, o fato de você não querer que alguém banque nada para você é uma opção
> sua. Mas outras pessoas podem querer um subsídio.
> E aí. Você vai ferrar todo mundo por causa de uma opção sua? Não seria
> melhor deixar a internet livre e você escolher o que quer e as
> outras pessoas escolherem o que querem? Me parece que você se comporta como
> um totalitário.

Da maneira como você disse, não era uma opção.

> Leia o seguinte artigo: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1823 para
> entender  o porque o Sérgio Amadeu está completamente errado.

O item de que trata este artigo já foi abandonado pelo governo.

> listas

> Curitiba.
> >

> Vale exatamente a resposta que eu dei para o Marcus. Aumente a
> concorrência. Como: deixe as operadoras de qualquer lugar do mundo,
> inclusive a que qualquer um brasileiro poderia criar se quisesse, operarem
> no Brasil. Simples assim. Mas a ANATEL não deixa. Tem toda uma burocracia
> na lei geral das telecomunicações que impede a entrada de novos
> empreendedores. Se eu tiver um sinal de internet e quiser vender para o meu
> vizinho, eu sou preso. E por aí vai!

Deixe quem? O governo fez leilões públicos de banda larga 3G e 4G. Onde
essas empresas estavam? Estavam fazendo consórcios para explorarem esse
mercado aqui. Elas não entram sozinhas. Elas se associam, criam uma empresa
aqui, conseguem alguns sócios brasileiros para se adequarem à lei e vão
ganhar dinheiro.

> Portanto, em vez de pedir mais controle do governo (o Marco Civil é
> justamente isso), você deveria estar pedindo o fim da ANATEL e a abertura
> do mercado de telecomunicações no brasil.

Repito. Não está se pedindo "controle do governo", como você alega. O que
está se pedindo é regulamentação. Controle significa intervenção.
Regulamentação significa estabelecer normas.

> monopólio e

> que
> isso
> >

> De novo. Porque existem tão poucas empresas operando no Brasil? O monopólio
> só existe porque o governo faz com que exista monopólio. Me diga um setor
> da economia onde haja monopólio em que o governo não se meta! Já te
> adianto, não existe. Só existe monopólio onde o governo se mete. E isso,
> inclui as telecomunicações.

Já respondi isso.

> Início

> restrição
> >

> Você diz que o marco civil diz regras claras. Não diz. E não acredite em
> mim não. Hoje mesmo tá todo mundo encrencado em discutir se será o
> executivo ou outro setor que irá "regular" as tais regras. Muito, muito
> claro isso. Imagina, aí sim, o que as empresas, que pagam propina ao
> executivo e aos "executivos" da ANATEL não vão colocar dentro dessas leis
> que irão "regular" o sistema!

Não diz? Você leu?

Melhor ter um dispositivo jurídico para enquadrar tais empresas que pagam
propina, do que não ter nada.

> De novo: a única forma de "sequestrar" a Internet é justamente colocando
> barreiras de entrada à novas empresas, isto é, diminuir a concorrência, e
> forçar que os protocolos, hoje abertos, se tornem fechados. E isso é
> exatamente o que este "Marco Civil" está começando a fazer. Só não vê quem
> não tá com a viseira que o próprio governo colocou.

Desculpe, mas essa retórica da "competição saudável" já se esgotou.
Empresas são fundamentalmente sociopatas. Elas visam o lucro e vão fazer de
tudo pra conseguir. Elas não competem entre si em mercados como o de
telecom. Elas se unem para extrair das pessoas e do governo o mais que
conseguirem. É por isso que existem as tais propinas que você citou aí
acima.