[Ubuntu-BR] sobre permissões a usuários

Antonio Silva aolinto.lst em gmail.com
Terça Março 4 15:12:34 UTC 2014

Olá pessoal,

Estou com um problema no computador de casa que não consigo resolver.

Tenho instalado o Ubuntu 13.10 com apenas dois usuários, eu e minha mulher.
Criei em home um diretório "caixa" para colocarmos alguns arquivos comuns,
como fotos.

Criei o diretório em /home com sudo mkdir caixa.

Também criei o grupo caixa addgroup caixa e incluí eu a ela como usuários
deste grupo

sudo usermod -G caixa antonio
sudo usermod -G caixa cintia

Não sei onde comi bola, mas aconteceu que nós dois agora saímos do grupo
sudoers e estamos como usuários padrões.

Quando quero fazer alguma tarefa administrativa o sistema não aceita mais
minha senha e pede a senha do administrador, que não existe.

Há algo que eu possa fazer para reverter a situação?

Agradeço muito qualquer dica.

Abç

Antônio Olinto