[Ubuntu-BR] Formatando um disco externo pelo terminal

luciano de souza luchyanus em gmail.com
Terça Dezembro 30 17:38:35 UTC 2014

Caros,

Tentei formatar um disco externo do seguinte modo:

$ mkfs.ext4 /dev/sdf1 -n "sansung"
mke2fs 1.42.9 (4-Feb-2014)
mkfs.ext4: invalid blocks 'sansung' on device '/dev/sdf1'

A segunda tentativa foi assim:

$ sudo mkfs -t ext4 /dev/sdf1 -n "sansung"
mke2fs 1.42.9 (4-Feb-2014)
Não se pôde iniciar sansung --- Arquivo ou diretório não encontrado

Aparentemente o dispositivo não existe; você o especificou corretamente?

Não tenho dúvidas de que sdf1 é a partição que desejo, pois montei-a e
visualizei os arquivos. Também estou certo de que a partição, no
momento da digitação destes comandos, está desmontada.

Bom, ao fim, não soube bem o que fazer. Alguém tem uma ideia?

--
Luciano de Souza