[Ubuntu-BR] Alterar resoluçao de tela

Andre Cavalcante andre.cavalcante.br em ieee.org
Sábado Dezembro 27 20:28:59 UTC 2014

Carlos,

Primeiramente olá,

Depois, explicite melhor o seu problema. Me parece que você está numa
sequência de postagens, mas por algum motivo foi criada outra thread. Do
jeito que está talvez a minha resposta não surte muito efeito, mas é o que
é possível pelas suas informações.

em um detalhe:quando clico no icone monitor aparece em destaque"Monitor
> embutido".Significa O que?

Sobre o Monitor Embutido, me parece que cê está usando um laptop, correto?
Neste caso, é o monitor do laptop que está sendo verificado, mas parece que
não tem identificação positiva.

> Tentei de digitar os comandos dados por voces para resolver o problema;mas
> acho que digitei alguma coisa errada e nao deu em nada.
> Continua em aparecer somente a resoluçao 640x480(4:3),e nao da outra opçao.
> A resoluçao que eu quero e 1280x800(16:10)

Nos casos em que o Linux não reconhece a sua placa de vídeo e/ou monitor,
ele é conservador, mas sempre tenta te dar algo visual, então acaba
escolhendo a resolução VGA (640x480) ou SVGA (800x600) para o monitor,
assim ele garante que você vai ter vídeo, porque virtualmente todas as
placas de vídeos e monitores suportam essa resolução, inclusive as TVs
modernas.

A resolução que tu queres deve ser suportada pela placa de vídeo e pelo
monitor. E não tenho a menor ideia de quais são eles, portanto, não sei te
dizer se é possível.

> Me passem alguma outra dica que consiga fazer pois em relaçao a comandos
> estou cru.
> Obrigado a todos.

Se o Linux não está conseguindo identificar a tua placa de vídeo ou o teu
monitor corretamente, muito provavelmente se trata de uma placa mais nova
ou muito antiga. Neste caso, procure em drivers proprietários para ver se
já há algum driver, mesmo que proprietário, que dá suporte a sua placa de
vídeo, já que não há driver livre pois, se houvesse, o Linux daria
prioridade a ele e você já estaria operando em uma resolução mais alta..

Desculpe-me a incompletude da resposta, mas não sei exatamente qual o
problema e o que você já fez.

Abraços

André Cavalcante
Manaus, AM.