[Ubuntu-BR] HD externo.

Vanderley vanderley.netel.trana em gmail.com
Segunda Dezembro 15 13:28:00 UTC 2014

Bom dia linuxers.

Como não achei solução para o meu problema, nem em pesquisas, nem aqui
na lista, liguei para o suporte da COMTAC.
Não gosto muito de ligar para esses suportes porque quando você fala que
é Linux o seu SO normalmente não tem suporte por falta de pessoas com
conhecimento adequado.
Enfim, liguei e a resposta oficial da COMTAC foi que as gavetas USB
deles é desabilitado o boot no próprio firmware (Problema não citado
aqui antes) e também que para usar um disco nelas tem que ser FORMATADO,
a partir desse momento a gaveta não serve mais para o meu intuito,
portanto a descartei.
Não sei se isso se estende as gavetas USB 3.0 de outros fabricantes, mas
achei uma questão crítica.
A primeira coisa que imaginei foi o seguinte:
Tenho os meus dados em um disco, mas para usá-lo nessa gaveta tenho que
formatar, e se essa gaveta der problema? Diretamente na porta SATA com
certeza não funcionará já que eu tirei da porta funcionando e não
funcionou na gaveta.
Terei que comprar outra gaveta do mesmo fabricante? Até agora não ouvi
falar nada sobre incompatibilidade de padrões relacionado ao hardware.

Para deixar a lista ciente do ocorrido.