[Ubuntu-BR] Desistindo do Ubuntu Trusty

Saul Lima saulimabr em yahoo.com.br
Segunda Agosto 25 12:38:54 UTC 2014

Estive brincando com o Fedora 20 esta semana e cheguei a algumas
conclusões / descobertas que gostaria compartilhar com a lista. Vou
enumerá-las abaixo:

1- O Fedora é de fato mais rápido e estável que o Ubuntu, contudo carece
de repositórios com maior quantidade de aplicativos. Mesmo adicionando
alguns repositórios indicados pela comunidade, muito aplicativos úteis
simplesmente não foram empacotados para a distribuição, ao contrário do
Ubuntu que inclusive permite repositórios pessoais (ppa's) com
aplicativos não contemplados oficialmente. Isso é de uma praticidade sem
precedentes. Em muitos casos dois ou tres comandos do Ubuntu resolvem
problemas que na Fedora necessitam um pouco mais de ./configure, make,
make install.

2- Por conta disso a distribuição que se gaba por "lançar moda" no
universo linux sempre está um passo atrás dos debian like, sobretudo o
ubuntu, no quesito atualização de pacotes.

3- A comunidade debian/ubuntu é enorme e você acha solução para quase
tudo nos sistemas de busca afora. Seja nos fóruns, blogs especializados,
listas de discussão, sempre encontra-se várias soluções possíveis para
os problemas ao contrário de outras distros.

4- O maior problema do Ubuntu, pelo menos no meu caso, é o Unity. Ele
era bastante rápido e estável no meu pc com o Ubuntu 12.04, ao atualizar
para a 14.04 se tornou lento e bugado. Mesmo fazendo a instalação limpa
do 14.04 ele exibe notificações de erro a cada minuto. O sistema de
busca de aplicativos no menu principal era um problemão por aqui.
Enquanto no 12.04 digitar as iniciais de um aplicativo me retornavam
instantaneamente os lançadores equivalentes a busca, na 14.04 eu tinha
que esperar vários segundos, sendo que numa pequena parte das vezes o
aplicativo de que necessitava não era mostrado até que eu digitasse seu
nome completo.

5- Como sou brasileiro e não desisto nunca (rsrsrs) ontem voltei a fuçar
minha instalação do ubuntu e descobri que existe uma variável dele que
instala o Gnome 3 ao invés do famigerado Unity. Então eu instalei o
ubuntu-gnome-desktop, removi o  unity, unity-2d. Fiz um apt-get
autoremove. Um apt-get dist-upgrade. E agora as mensagens de erro
sumiram, o desktop está dramaticamente mais rápido e leve, a busca por
aplicativos é instantânea. Sem contar que o GDM + Gnome 3 é muito mais
bonito que o lightdm + unity, além de muito mais customizável. Com isso,
cerca de 70% dos meus problemas sumiram com o unity e fico apenas com os
bugs não resolvidos de algumas bibliotecas (libavcodec, libavformat).

Por tudo isso, a conclusão a que posso chegar é a de que a Canonical deu
um tiro de canhão em seu próprio pé ao abandonar o Gnome e insistir no
Unity. Para aqueles que tem encontrado os mesmos problemas que eu ,
recomendo abandonarem o unity e retornar ao Gnome 3 com o pacote
ubuntu-gnome-desktop.