[Ubuntu-BR] gravar desktop com som

Hugo Do Nascimento hadnas em gmail.com
Sábado Setembro 14 12:09:27 UTC 2013

Olá, Vitor.

Eu uso do *Kazam* (disponível no repositório de software do Ubuntu) e
funciona perfeitamente na versão 12.04 do Ubuntu, 64bits. Você deve abrir o
Kazam e configurar o canal de som correto. Podem ser configurados até dois
canais -- um microfone e o som do próprio sistema operacional, por exemplo.
O Kazam coloca um pequeno ícone no painel superior do Ubuntu. Através dele
você pode parar a gravação e depois salvar o vídeo em uma pasta.

Para que tudo funcione perfeitamente, instale antes o "Ubuntu restricted
extras" pelo repositório de software.

Vi também que você disse que o sistema estava dando erro acusando
impossibilidade de acesso ao /dev/dsp. Talvez então você deva instalar o
pacote oss-compat, para incluir a compatibilidade com o antigo sistema de
som OSS, através da seguinte sequência de passos:

1) CTRL+ALT+T para abrir o terminal
2) sudo apt-get install oss-compat
3) digitar sua senha e pressionar ENTER

Por fim, faça um teste do seu áudio por meio do *Gravador de Som *do Ubuntu
antes de usar o Kazam. Você deve ser capaz de gravar e ouvir sua própria
voz com o Gravador. Se não conseguir, a primeira coisa a fazer é configurar
qual dispositivo de áudio você estará usando para saída (caixas de som) e
entrada (microfone).

Em caso de outras dúvida, nos avise.

Abs
Hugo