[Ubuntu-BR] Instalando um plugin no Gedit

luciano de souza luchyanus em gmail.com
Domingo Setembro 1 13:26:19 UTC 2013

Caros,
Tentei instalar um plugin no Gedit, mas não consegui. Ei-lo aqui:
https://github.com/mikecrittenden/zen-coding-gedit
De fato, é uma ótima ferramenta para criação rápida de HTML. Quando
tiver instalado no Gedit, conseguirei fazer coisas como digitar
"html:5>table>tr*3>td*3" e, pressionando ctrl+e, obter resultado mais
ou menos como este:

<!doctype ...>

Sem dúvida, é algo que agiliza enormemente. E se considerarmos que sou
cego e, portanto, não me são adequadas as interfaces visuais de
criação de HTML, esta, que se manipula apenas por meio de um editor de
texto, sem dúvida, é muito interessante.
Mas como instalar este plugin? Baixei o arquivo aponhtado no endereço.
Descompactei o pacote e, se corretamente entendi, deveria simplesmente
mover a pasta e os arquivos para "~/.gnome2/gedit/plugins".
NO Ubuntu 10.10, em minha máquina havia uma pasta chamada:
/home/luciano/.gnome2/gedit/plugins. Então, penso que foi aí para onde
movi. entretanto, esta pasta não existe.
Encontrei a pasta /usr/share/gedit/plugins e salvei aí. Em seguida,
abri o Gedit, fui a "Editar, Preferências e escolhi a aba plugins".
Imaginei que o Zen Coding apareceria aí e que bastaria ativar uma
caixa de verificação para que ele estivesse a funcionar. Entretanto, o
Zen Coding não apareceu na lista de plugins.
Alguém tem alguma ideia do que está a acontecer?
Luciano

--
Luciano de Souza