[Ubuntu-BR] Ubuntu 13.04 - problemas com som

Welson de Avelar Soares Filho wfilho em ice.ufjf.br
Quinta Outubro 31 01:14:55 UTC 2013

Oi amigos, tudo bem?

Eu tenho um Dell Inspiron 1525 (2008) com som Intel, como pode ver a seguir.

welson em scorpion:~$ sudo lshw -c multimedia
  *-multimedia
       product: 82801H (ICH8 Family) HD Audio Controller
       vendor: Intel Corporation
       physical id: 1b
       bus info: pci em 0000:00:1b.0
       version: 02
       width: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm msi pciexpress bus_master cap_list
       configuration: driver=snd_hda_intel latency=0
       resources: irq:46 memory:fe9fc000-fe9fffff

Eu fiz uma instalação nova do 13.04 neste meu notebook. Eu antes estava com
a 12.10 e estava de boa tudo. Mas quando formatei e coloquei a nova versão,
o som simplesmente pifou!!! Os pequenos alto-falantes do notebook e os
conectores de headphone não funcionam por nada.

Ou melhor,....não funcionavam.

Primeiramente eu tratei de ver o "alsamixer". Tinha alguns canais de audio
mudos e tratei logo de tirar isso. Subi os níveis de todos os canais mas
mesmo assim nada.

Os drivers da placa de som constam como instalados no sistema e os módulos
também estão up.

welson em scorpion:~$ sudo lsmod | grep snd
Module                  Size  Used by
snd_seq_midi           13324  0
snd_seq_midi_event     14899  1 snd_seq_midi
snd_seq                61554  2 snd_seq_midi_event,snd_seq_midi
snd_rawmidi            30180  1 snd_seq_midi
snd_seq_device         14497  3 snd_seq,snd_rawmidi,snd_seq_midi
snd_hda_codec_idt      70256  1
snd_hda_codec_hdmi     36906  1
snd_hda_intel          39619  8
snd_hda_codec         136498  3
snd_hda_codec_hdmi,snd_hda_codec_idt,snd_hda_intel
snd_hwdep              13602  1 snd_hda_codec
snd_pcm                97451  4
snd_hda_codec_hdmi,snd_hda_codec,snd_hda_intel
snd_page_alloc         18710  2 snd_pcm,snd_hda_intel
snd_timer              29425  2 snd_pcm,snd_seq
snd                    68876  25
snd_hwdep,snd_timer,snd_hda_codec_hdmi,snd_hda_codec_idt,snd_pcm,snd_seq,snd_rawmidi,snd_hda_codec,snd_hda_intel,snd_seq_device
soundcore              12680  1 snd

(* este último comando saiu zuado... *)

E mesmo assim, analisando isso tudo e constando como "ok" o som ainda se
mantinha mudo, completamente mudo.

Foi que então, prospectando mais informações, descobri este macete:

*sudo alsa force-reload*

E isso funciona!!! Sempre que inicio o sistema agora preciso executar esta
linha de comando para fazer o som funcionar. O problema é que isso aí faz
as teclas de controle de áudio do notebook (volume+, volume- e mute)
pararem!

Então, em partes, eu gostaria de saber:

- como eu coloco para executar o comando "*sudo alsa force-reload*" na
inicialização do sistema?
- as teclas de controle de áudio são controladas por algum módulo que eu
possa reiniciar (parece que o alsa force-reload está matando o módulo que
controla estas teclas)
- que doideira é essa que está acontecendo no ALSA?

Abraços...

--
*Welson de Avelar Soares Filho*
Graduado em Ciência da Computação - U.F.J.F.