[Ubuntu-BR] Configurando uma VPN no network Manager

luciano de souza luchyanus em gmail.com
Segunda Outubro 28 16:31:12 UTC 2013

Caros,

Mudei o assunto porque a minha tentativa de configurar PPPOE, de fato,
fracassou. Entretanto, nem mesmo o técnico da Predialnet foi
tachativo. "Observo as pessoas conectadas ao prédio. Todos estão a
utilizar IP fixo. Esta alteração foi recente, então, é bem possível
que ainda não tenha abrangido o seu prédio".

Lembrando que somente me aconselharam o PPPOE porque, tendo tentado
utilizar programa que utiliza porta diferente da padrão, liguei para o
suporte técnico. Mas como o própio suporte técnico tem dúvidas se o
serviço já está implementado em meu prédio, melhor mesmo é que
partamos para a VPN.

No Network Manager, criei uma conexão do tipo "protocolo de
encapsulamento PPTP". Digitei o IP de conexão (gateway), um nome de
usuário e uma senha.

Tendo fechado o Network manager, fui ao painel superior e marquei a
conexão VPN, supondo aí que estivesse conectada.

Aparentemente, consegui conectar-me porque, na janela inicial do
Network Manager, aparecia 2 minutos como sendo o tempo de utilização
da conexão.

Mas a verdade é que não tenho certeza se a coisa funcionou. Abri o
Amule e, embora ele parecesse conectar, embora tenha conseguido
atualizar os servidores, num total de 8, não obtive retorno em minha
pesquisa.

Então, o que lhes pergunto é se, observando aquilo que relatei,
deveria eu ter tido êxito com o Amule? Os passos que segui para
configurar a  VPN são adequados considerando que a conexão principal
possui IP fixo?

Em uma página da Internet, encontrei uma configuração complicada sobre
rotas. Deveria eu configurar rotas?

Luciano