[Ubuntu-BR] Atualizando a distribuição e o Gnome puramente pelo terminal

Humberto Fraga xisberto em gmail.com
Segunda Outubro 28 12:40:06 UTC 2013

Luciano, temo que a resposta não seja do seu agrado, pois não sei como está
o suporte do orca à tela de login.

Em primeiro lugar, ao instalar o gnome-shell, você saberia dizer se o gdm
foi instalado também? O gerenciador de login padrão do Ubuntu é o lightdm,
mas o Gnome tem seu gerenciador próprio, o gdm. Em alguns casos, quando
instalamos o Gnome, o gdm vem por dependência.

No momento da instalação do gdm, ele mostra uma tela para que possamos
selecionar se queremos continuar usando o lightdm ou mudar para o gdm.

Para alterar esta opção, use o comando

sudo dpkg-reconfigure gdm

No caso de você estar com o lightdm, este link em inglês tem dicas de como
escolher o ambiente de trabalho no login automático (alterando um arquivo
de configuração do lightdm):
http://askubuntu.com/questions/62833/how-do-i-change-the-default-session-for-when-using-auto-logins

Basicamente você vai abrir o arquivo /etc/lightdm/lightdm.conf depois vai
procurar a linha que começa com user-session e vai trocar o texto depois do
sinal de igual para gnome-shell (provavelmente o valor atual é ubuntu ou
ubuntu-2d).

Para o GDM ainda não encontrei como fazer sem ser pelo próprio GDM.

Humberto Fraga
https://play.google.com/store/apps/developer?id=Humberto+Fraga