[Ubuntu-BR] Configurando uma conexão PPPOE

luciano de souza luchyanus em gmail.com
Domingo Outubro 27 11:46:20 UTC 2013

Caros,

Tenho perguntado um bocado por cá. São estes os indícios de muita
atividade e muita descoberta em meu novíssimo Ubuntu 13.10.

O meu provedor de Internet trabalhava com IP fixo. Agora, aconselha
que os clientes se conectem com algo que ele chamou PPOE.

Pelo modo a que me refiro, claro está que não entendo nada de
conexões. Precisamente por isso, fui ao Google para descobrir como se
configura este tipo de conexão.

Fiquei a saber que, no menu de conexões, deveria eu adicionar uma
nova, escolhendo o tipo DSL e, a seguir, bastaria informar o nome de
usuário, o serviço e a senha.

Ocorre que o suporte da Predialnet forneceu-me apenas o nome de
usuário e a senha, então, fiquei a ponderar se isto que se chamou
"serviço" não seria algo mais ou menos padronizado que eu deveria
saber.

Sem dúvida, eu poderia telefonar à Predialnet para esclarecer este
tipo de dúvida. Entretanto, esta seria uma má ideia para este
aprazível domingo que se abre. Da última vez, a orelha ficou a
incendiar-se por cinquenta minutos enquanto eu ouvia uma música
repetitiva a martelar no cérebro.

Então, pergunto-lhes se o serviço também é algo que o provedor deve
fornecer, se é algo padronizado, se é algo particular do Linux...

--

Luciano de Souza