[Ubuntu-BR] Atualizando a distribuição e o Gnome puramente pelo terminal

luciano de souza luchyanus em gmail.com
Sexta Outubro 25 16:10:55 UTC 2013

Caros,

Desde 2010, utilizo Ubuntu. A cada 6 meses, uma atualização tem sido
obrigatória. O leitor de telas amadurece e, por isso, a cada 6 meses,
temos uma versão que, em geral, é bem melhor do que a anterior.

Não posso ficar sem as atualizações do Orca. Mas o Orca pertence ao
Gnome e, até onde sei, atualiza-se o Orca, atualizando-se o sistema.

Então, deparo-me com algo de que realmente não gosto: backups,
formatações, particionamentos e reinstalações de sistemas e pacotes...
Por mais que adquira prática, reinstalar o sistema, para mim, é sempre
um momento de tensão.

Por este motivo, estive pensando em adotar o Arch Linux. após uma
única instalação, ele permite que todo o sistema seja atualizado,
inclusive o Gnome, inclusive o Orca. Não duvido que, procedendo assim,
ele corra maior risco de incompatibilidade de pacotes e, portanto, o
procedimento seja passível de gerar instabilidades.

a despeito disso, pondero: o que desejo evitar mais? Os riscos de
reinstalações ou os riscos de instabilidades? O que mais desejo evitar
são as reinstalações.

O instalador do Arch Linux ainda não é muito acessível do ponto de
vista do Orca. Mas estive a pensar se não haveria meio de atualizar o
Gnome e o próprio Ubuntu sem ter de trocar de distribuição.

Observem que tudo teria de ser feito por meio de terminal. Se o orca
faz parte do Gnome, suponho que, durante a atualização, ficaria mudo.
Mas existem leitores de tela para o terminal, por isso, ainda que a
interface gráfica ficasse indisponível durante a atualização, seria
capaz de ler toda a saída na tela.

Há modo de fazer o que desejo?

Hoje, tenho Ubuntu 13.04 e Unity. Acho que é um pouco demais retirar o
Unity, atualizar o sistema para 13.10 e instalar o Gnome 3.10. Se isso
for possível, então, é quase mágica.

O que pergunto é se instalar o Ubuntu Gnome 13.10, se nas próximas
vezes, poderia atualizar tudo sem reinstalações?

--
Luciano de Souza