[Ubuntu-BR] Evidências de que o Linux é mais seguro

luciano de souza luchyanus em gmail.com
Sexta Outubro 25 11:17:07 UTC 2013

As pragas do windows não saem em jornais porque não há quem queira
provar que elas existam. Sem dúvida, este é um belo indício de
segurança.

Se estamos a utilizar distribuições oficiais com pacotes provindos de
repositórios também oficiais, pelo "apt-get" muito dificilmente
teremos pragas instaladas em nossas máquinas.

É claro que nem sempre é possível encontrar tudo nos repositórios
oficiais. Recentemente, um amigo perguntou-me sobre programa que grava
sons diretamente da placa. Os amigos do grupo indicaram-me o
"audio-recorder" que exigia a adição de um repositório.

Estou a entender que uma praga que exista sob a forma de executável
terá vida muito curta. Mas quando este não for o caso? O Firefox, o
Libreoffice e outros programas possuem engines que comportam
programação utilizando linguagens de scripts.

Mesmo utilizando distribuições oficiais, com repositórios oficiais
exclusivamente, ainda assim, não se poderia apanhar algo por meio do
Firefox? Nem falo do Libreoffice. Suponho que uma praga de planilha
venha sob a forma de macro e, neste caso, o próprio Calc avisará que
as macros estão desabilitadas, cabendo ao usuário decidir se as
executa ou não. Quanto ao Firefox, não tenho ideia.

É sempre muito bom levar um tema às últimas consequências porque nos
convencemos mais profundamente. Mas estou realmente convencido de que
é seguro.

Luciano de Souza