[Ubuntu-BR] Evidências de que o Linux é mais seguro

Anderson Moreira de Souza naufragoweb em gmail.com
Sexta Outubro 25 11:00:09 UTC 2013

Eu me lembro de um código malicioso que era distribuído em um pacote no
devianart a algum tempo atrás. Foi acho que o único caso que conheci. Foi
um alarde, noticiado em vários sites como a prova que o Linux era também
vulnerável.
Mas eu vejo, além do sistema de permissão do Linux, uma outra vantagem.
Enquanto no sistema Microsoft a companhia entrega ao cliente um sistema
cru, não pronto para uso, fazendo o usuário ter que recorrer a outros
softwares de outras empresas, no Linux quase tudo que o usuário precisa
esta mantido em repositórios seguros assinados digitalmente mantidos pelas
próprias distros. São pacotes testados por milhares de pessoas. Qualquer
alteração nesses pacotes, pormenor que seja, é o suficiente para o sistema
refugar sua instalação.

Mas no final, tudo depende mesmo da educação digital do usuário. O pacote
acima mencionado não estava em repositórios oficiais de alguma distro. Por
mais seguro que seja uma casa, se você convidar o bandido para dentro dela
você será assaltado.