[Ubuntu-BR] Evidências de que o Linux é mais seguro

Ivan Brasil Fuzzer ivan em fuzzer.com.br
Sexta Outubro 25 10:28:51 UTC 2013

A possibilidade de existirem vírus para Linux é real, mas até hoje só
provada através de conceitos. Vírus que são vírus de verdade precisam se
autoexecutarem e replicarem sem que o usuário precise interagir com ele.
Existe muita confusão entre vírus, trojan e outros malwares, a maioria
da imprensa bota tudo no mesmo saco.
O que atesta a segurança do Linux é seu sistema de permissões, não sendo
necessário um programa para atestar isso, basta ler a fundo como
funciona o sistema de permissões.
No Windows, mesmo que o usuário use contas como administrador, os vírus
continuam conseguindo se autoexecutarem e auto propagando, só fica um
pouquinho mais difícil.
Nos dois sistemas o usuário pode ferrar tudo e facilitar a entrada de
programas indesejados, disso não tenho dúvidas, mas no Linux os cuidados
a serem tomados são menores, só vai executar no computador o que o
usuário permitiu explicitamente, já no Windows a história é outra.

--

Ivan Brasil Fuzzer
Bacharel em Informática