[Ubuntu-BR] Instalando o Firefox 24 e travando sua atrualização

Humberto Fraga xisberto em gmail.com
Sexta Novembro 22 12:19:03 UTC 2013

Luciano, você pode fazer o que você quer apenas usando o próprio apt.

Primeiro, para ver quais versões de um pacote estão disponíveis, use a
opção madison do comando apt-cache:

apt-cache madison firefox

Ele vai listar as versões disponíveis daquele pacote.

Depois você pode instalar uma versão específica usando o símbolo de igual:

sudo apt-get --force-yes install firefox=versão

Ele provavelmente vai reclamar que outros pacotes também precisam ser
revertidos para versões anteriores, e você vai precisar adicioná-los a esta
linha de comando. Este comando funciona mesmo que o firefox 25 ainda esteja
instalado. Eu testei aqui para fazer o downgrade do VLC:

sudo apt-get --force-yes install vlc=2.0.1-4 vlc-nox=2.0.1-4
vlc-plugin-notify=2.0.1-4 vlc-plugin-pulse=2.0.1-4

O último passo é bloquear o firefox para que o apt não o atualize. Você
pode usar o comando hold do apt-mark:

sudo apt-mark hold firefox

Para desbloquear e testar uma futura versão 26, por exemplo, use unhold:

sudo apt-mark unhold firefox

Links de referência (todos bem localizados na pesquisa do Google):

http://askubuntu.com/questions/447/how-can-i-see-all-versions-of-a-package-that-are-available-in-the-archive
http://askubuntu.com/questions/92019/how-to-install-specific-ubuntu-packages-with-exact-version
http://askubuntu.com/questions/18654/how-to-prevent-updating-of-a-specific-package

Esse último que trata do hold há muitos, MUITOS exemplos. É algo que deve
ser muito usado (talvez no debian unstable), já que há tantas formas de se
fazer :)

Humberto Fraga
https://play.google.com/store/apps/developer?id=Humberto+Fraga