[Ubuntu-BR] [noticia] Fix Ubuntu

Sábado Novembro 9 18:40:31 UTC 2013

2013/11/9 gustavo <ggusmail em googlemail.com>

> de distribuição.
> A Canonical fez uma decisão que afeta a privacidade de milhões de usuários.
> Se o usuário quisesse, ele instalaria. Simples assim. O "Ame-o ou deixo-o"
> é uma postura politicamente inábil.

Talvez na política, entre projetos de SL/CA é assim que funciona.

Porque algumas pessoas não concordavam com o desenvolvimento do KDE surgiu
o GNOME.
Porque algumas pessoas discordaram da direção (ou falta dela) do OpenOffice
criou-se o LibreOffice.
Porque se queria uma implementação 100% livre do Java veio o OpenJDK.
Porque se sentiu a falta de recursos no Blackbox que se criaram diversos
*box.

E assim por diante.

Não é porque determinado projeto possui um recurso que eu discordo que eu
tenho que ficar fazendo beiço até que o removam porque é o melhor para
milhões de pessoas blablabla. Não há nada mais invasivo à privacidade do
que um espertofone, mas ninguém esperneia contra eles, ou quer trocar um
Samsung S4 por um Motorola PT-550.

 E sem fanboyismo, que a Canonical não paga as minhas contas, o que a
Canonical faz não é nada diferente do que uma empresa faz. Somos
constantemente avaliados em nossas compras, atividades em rede (e não falo
apenas de rede como a internet), sobre o que assistimos, o que comentamos,
etc. e tal. É assim que empresas segmentam seus clientes, e é assim que,
quando se faz um busca se encontra o tal produto mais barato do que no
concorrente. Isso é ruim? Não sei. Só sei que, se não quero ser usado como
estatística comportamental, ou eu deixo de comprar (mudo para off) ou vou
comprar num lugar que não me avalia (mudo de distribuição).

[SNIP]

--

Com meus melhores cumprimentos,

João Santana