[Ubuntu-BR] Compartilhar impressora no Ubuntu 12.04

Mario soltec em br.inter.net
Sábado Março 16 23:16:33 UTC 2013

Prezado Hamacher

Obrigado pela resposta e pelas dicas. Me interessei bastante pela
solução NAS, mas, pesquisando, achei meio complicado comprar da
DealExtreme, pois, segundo um site que visitei implica em uso de cartão
de crédito internacional, uso do paypal, além de alguns testemunhos de
demora de meses para entregar o equipamento. Vi, também, alguns
depoimentos sobre não ser tão simples assim a configuração do NS-K330,
implicando em troca de firmware pelo SnakeOS e outras complicações para
quem não é um expert no assunto como eu. Assim, estendi a pesquisa para
o mercado livre e encontrei o NS-K330 lá. Mas não achei tão barato
assim, pois, novo, com frete e tudo vai sair por uns R$ 230,00,
adquirido do único fornecedor que encontrei no Mercado Livre.

Na busca de uma solução mais barata e não tão sofisticada, já que quero
apenas poder imprimir ou escanear de qualquer computador da pequena rede
sem precisar estender um cabo de estensão USB, estendi a pesquisa a
servidores de impressão e encontrei alguns no Mercado Livre, tanto
wireless quanto wirewith. Por exemplo o TPLink PS110u, R$ 72,50 + frete
ou o wireless TPLink WPS510u, R$ 120,00 + frete. A rede wireless que
tenho aqui é roteada por um TPLink. Mas fiquei com as seguintes dúvidas
que peço a alguém que tenha experiência com estes equipamentos me
esclarecer:

1 - Estes equipamentos também permitem o uso da função scanner da
impressora multifuncional por todos os computadores da rede ? Uso muito
o Xsane do Ubuntu 12.04.

2 - Basta que estejam conectados à rede wireless o computador com Ubuntu
12.04 que vai transmitir os dados para impressão ou vai receber o
documento escaneado, o servidor de impressão e a impressora, ou precisa
que algum micro a mais funcione como servidor?

3 - É possível configurá-los só com o Ubuntu 12.04, ou precisa do Windows?

Um abraço

Mário Vianna

Ps - Não tentei ainda a primeira sugestão da mensagem abaixo porque não
tenho o SAMBA instalado e ainda não não sei configurá-lo. Por exemplo:

1 - A credencial que o CUPS pede é meu nome de usuário do Ubuntu e minha
senha deste usuário?

2 - Como obtenho o IP do computador com Windows?

3 - Como obtenho o nome com o qual a impressora está compartilhada ?

Como se pode ver, a dificuldade é eu não ser um expert em assuntos de rede.

Outro abraço.