[Ubuntu-BR] boa surpresa com ubuntu

Quinta Março 14 15:13:47 UTC 2013

Olá,

Em 14 de março de 2013 10:59, Luiz C Mello <luizcmello em gmail.com> escreveu:

> Boa tarde.
>
> Há algum tempo enviei um e-mail sobre o meu contentamento com o Ubuntu.
>
> Agora o sistema me deu outra boa surpresa.
>
> Não sei se isto se aplica a todos, mas funcionou perfeitamente comigo e
> talvez possa ajudar outros.
>
> Dias atrás um amigo perdeu uma placa mãe Gigabyte, que já estava com uns 5
> anos de idade.

Um verdadeiro dinossauro em termos de informática :) :)

> Bem, a rotina nestes casos é sempre remover os dados do HD e depois
> formatar e
> reinstalar o sistema numa nova placa mãe.

Uai? Porque? O problema foi na placa mãe ou no HD?

> Até aí tudo bem, removi os dados do usuário, instalei a nova placa mãe,
> agora uma Intel.

Você somente teria que trocar a placa mãe.

> Antes de formatar o HD, resolvi fazer um teste para ver os problemas que
> teria se não formatasse o HD.
>
> Simplesmente instalei o HD na máquina, configurei o BIOS e fui para o boot.
>
> A máquina demorou para subir, mas quando subiu, estava tudo lá, como antes.
>
> Desliguei, esperei um pouco, e religuei, e para minha surpresa a máquina
> subiu normalmente como antes.

Viu. não precisa.

> Resumindo:  não precisei formatar e reinstalar o Ubuntu, isto jamais
> aconteceria com o sistema da Microsoft.

Já fiz isso com o Windows e não precisei formatar.

> Eu teria que formatar, reinstalar o Windows, drivers, fazer as
> atualizações, Libre Office, etc., etc., etc., e por fim otimizar o sistema.

Não, no máximo instalar os drivers para a nova placa mãe. O problema maior
seria com o re-registro e ativação do sistema

> O que significaria uns 2 dias de trabalho para deixar tudo redondinho.

A uns dias atrás fui instalar o Windows. Depois da instalação, que durou um
bom tempo, o sistema subiu, fiz o login e....
Não havia nada: rede com fio, rede sem fio, vídeo estava em VGA... nem o
áudio subiu.

Na mesma hora pensei: tô mal acostumado com o Linux mesmo!

--
André Cavalcante
Manaus, AM., Brasil

Ubuntu User number # 24370

em outro formato, você pode instalar gratuita e livremente o LibreOffice (
http://pt-br.libreoffice.org/).