[Ubuntu-BR] Criação de um usuário adicional como precaução contra leitores de telas silenciosos

Hugo Do Nascimento hadnas em gmail.com
Domingo Julho 28 15:07:48 UTC 2013

Caro Luciano,

tente o comando "adduser" ao invés de "useradd". O primeiro é um script que
faz mais coisas no ubuntu solicitando interativamente no terminal
informações sobre o novo usuário. Exemplo de execução: sudo adduser livre.
Talvez isso resolva o seu problema com a criação de usuários com conta
completa.

Para remover um usuário digite o comando equivalente DEL, com o termo
"user" no final: sudo deluser livre.

Sobre o Orca ficar mudo, sugiro fazer duas coisas:

1. Criar um script em bash que termina todos os processos do orca em
execução e reiniciar o mesmo. Você pode colocar esse script na pasta
/usr/local/bin e marcá-lo como executável.

2. Adcionar uma tecla de atalho na interface do Ubuntu (como CTRL+ALT+N)
que chame esse script sempre que você tiver problemas com o Orca.

Uma opção temporária para testar o script, seria abrir uma janela do
terminal (pressionando CTRL+ALT+T) e digitando o nome do seu script.

Abs
Hugo