[Ubuntu-BR] Partições primárias e lógicas

Carlos Ribeiro k4ribe49 em gmail.com
Sexta Julho 26 23:49:27 UTC 2013

Luciano, tem problema sim. O windows quer sempre que a sua partição seja a
primeira do HD, principalmente a partir do Vista. Além disso, é
extremamente recomendável que o Windows seja instalado em primeiro lugar.
Caso contrário, ele sobrescreve a MBR obrigando o uso de live-cde do Linux
para restauração.

Sobre as partições há uma alternativa que, a meu ver, funciona
perfeitamente. Seriam apenas quatro partições, todas primárias:

sda1 para windows em ntfs com 120GB
sda2 para swap com 4GB (supondo que tenhas pelo menos 2GB de RAM)
sda3 para raiz do Linux em ext4 com 86GB
sda4 para dados, em ntfs, comum aos dois sistemas, com o restante do HD.

Após a instalação do Windows, as pastas que armazenam dados nesse sistema
devem ser redirecionadas para a partição D: que corresponde ao sda4.

CArlos