[Ubuntu-BR] Partições primárias e lógicas

Carlos Ribeiro k4ribe49 em gmail.com
Sexta Julho 26 22:35:23 UTC 2013

Luciano, minha sugestão é a seguinte:

sda1 - partição primário com 120GB ntfs  para windows
sda2 - partição estendida com o restante do HD
sda5 - partição lógica com 4GB para swap
sda6 - partição lógica com 80GB para raiz do Linux, em ext4
sda7 - partição lógica com com 40GB para home do Linux, em ext4
sda8 - partição lógica com o restante do HD para dados, em ntfs

Agora explico o motivo de sda7 e 8: como você tem windows, considero
importante que os dados estejam disponíveis para os dois sistemas. Somente
desta forma, armazenando dados do Linux em partição ntfs é possível
visualizá-los no windows, assim como tudo que for salvo no windows poderá
ser usado quando estiver o Linux.

Carlos