[Ubuntu-BR] Partições primárias e lógicas

Luciano de Souza luchyanus em gmail.com
Sexta Julho 26 20:45:58 UTC 2013

Caros,
Resolvido o problema da configuração de rede, tomei as devidas
precauções de cópias de arquivos e parti para a instalação. Como queria
redimensionar as partições, fui radical: transformei tudo em espaço livre.
Porém, ao criar uma nova partição, descobri que não estava completamente
iniciado nos mistérios das partições.
O particionador perguntava-me se desejava uma partição lógica ou
primária, mas a isso não soube responder.
Havia também duas caixas de verificação: início e fim. Não entendi
exatamente a que se referem. O particionador que vem no instalador do
Vinux é o  Gparted, portanto, as referidas telas dizem respeito a este
programa.
  A pergunta, então, é exatamente esta: quando utilizo uma partição
primária e quando utilizo uma lógica?
E estas caixas que mencionam início e fim da partição?
Ainda não instalei o Vinux porque, por azar, a mídia apresentava
defeito. Por sorte, tinha a mídia do velho sistema à mão.
Luciano