[Ubuntu-BR] Habilitando a rede no Ubuntu 12.04

Doritos doritos5k em yahoo.com.br
Sexta Julho 26 20:30:59 UTC 2013

Nesses ubuntus modernos, quem configura a rede é o NetworkManager

As configurações dele ficam em /etc/NetworkManager/
Por exemplo:
sudo cat /etc/NetworkManager/system-connections/Wired\ connection\ 1

[802-3-ethernet]
duplex=full
mac-address=AA:BB:CC:DD:EE:FF

[connection]
id=Wired connection 1
uuid=123456-102030-402030-405060
type=802-3-ethernet
timestamp=1373639477

[ipv6]
method=auto

[ipv4]
method=manual
dns=192.168.0.1;
addresses1=192.168.0.10;24;192.168.0.1;

Você pode configurar direto no arquivo e dar um
"/etc/init.d/network-manager restart" ou remover ele pelo apt-get e
configurar como nos velhos tempos.

sudo apt-get purge network-manager