[Ubuntu-BR] Habilitando a rede no Ubuntu 12.04

Luciano de souza luchyanus em gmail.com
Sexta Julho 26 17:18:30 UTC 2013

É uma pena que não tenha dado certo com o ifconfig. Seria bom ter uma
forma automatizada. Mas a boa notícia é que consegui configurar a rede
e, para tanto, suas explicações foram fundamentais.
Eu já tinha acessado o menu com alt+F10, mas o leitor de telas não dá
muita pista quanto a sua estrutura. Somente quando você me falou da seta
à esquerda é que entendi que não se tratava de um menu usual daqueles
que se encontram nos programas (Arquivo, Editar, Exibir...). Embora o
Orca não tenha dito nada, na verdade, é como se fossem as tais abas, ou
os tabs do Windows. tendo entendido como navegar, em Network, encontrei
Edit e, para minha felicidade, o configurador da rede era o mesmo que
costumo utilizar frequentemente. então, terminei a configuração, abri o
Firefox e lá estava tudo tão conectado quanto deve ser.
Se você não examina o ifconfig e diz que lá estava o erro, eu
continuaria a pensar que o problema estava na habilitação e não na
configuração da rede. Segui um turorial tão rigorosamente que achava
pouco provável que este fosse o problema.
Mas enfim, agora, vou apenas terminar a cópia de dados e, configurada a
rede, acho pouco provável que a seqüência da instalação apresente alguma
dificuldade excepcional.
Muito obrigado pelas formidáveis dicas!