[Ubuntu-BR] [OFF] Colocação

Andre Cavalcante andredcavalcante em gmail.com
Terça Julho 2 20:37:25 UTC 2013

Desculpa me intrometer...

Trabalho na área de tecnologia desde 1992.
E sempre vi essa choradeira...

Antes de me espezinharem, leiam o restante do email.

Peguei todas as versões de DOS e Windows. Usava linux esporadicamente desde
2000~2001.
Passei a usar definitivamente o Linux, como meu 1º SO, desde 2007.

O que mudou de lá prá cá?

Simples: quando comecei qualquer micreiro que sabia basic ou pascal tava
empregado!
Qualquer um que mexesse um pouquinho no Access também.
Hoje as coisas são diferentes: bons profissionais são aqueles que falam
inglês fluentemente, tem bons conhecimento de meia dúzia de BDs comerciais,
e a mesma quantidade de linguagens de programação. Não se assustam nem com
a Web, nem com celulares.

As exigências são muitas... Muitas mesmo. Brinco que a chamada de emprego
para a área de tecnologia é como uma chamada para o Conselho Jedi! (os
nerds vão entender a piada :-) )

Agora, de todos os profissionais que conheci e que trabalhei, que *
efetivamente* (não era só bla, bla bla) cuidavam do *centro nervoso* da
empresa, ganhavam bem acima do meu salariozinho de programador Delphi...
Até que um dia eu estava no centro nervoso de tudo, com responsabilidade de
verdade. Quando comecei, os caras queriam me pagar um pouco mais que eu
ganhava. Resumo, fui embora. Soube que a empresa quebrou naquele mesmo ano.
Fui para outra empresa e nessa eu literalmente apaguei as luzes. (Eu e um
colega fechamos os disjuntores da subestação e trancamos as portas da
empresa, quando ela esteve a ponto de falir). A minha saída custou pra
empresa 3 meses de salário integral e mais os 40% do fundo - fiquei 6 meses
a procura de outro trabalho e ainda consegui manter a mim e a minha família
nesse tempo. Foi uma experiência verdadeiramente gratificante, e ganhava
bem! Mas *efetivamente* estávamos no centro nervoso de tudo. Se falhássemos
a empresa quebrava por nossa culpa. Mas seguramos a barra. Na derrocada das
empresas .com e da teles em 2002, ela até resistiu, mas em 2003, quase
fechou. Hoje ainda atua e é uma grande empresa novamente.

Cara! Se estás descontente, nem adianta greve - é uma questão de
consciência. FUJA daí! Procure algo melhor. Abra a sua própria empresa. Sei
lá, se vira. A tecnologia é reconhecida pela revolução das ideais. Faça a
sua!

E parem com essa choradeira de salário - isso enche o saco e não resolve.
Tá insatisfeito, pede demissão! Pior é ficar o tempo todo do mesmo jeito.
Ah! mas se eu sair daqui vou acabar recebendo um salário menor. Será mesmo?
Não confia no teu taco? Não eras o bam-bam-bam? Então mostra! Se não és
assim tão *bão* então fica quietinho no teu canto antes que o patrão saiba
disso e te demita!

Hoje olho para muitos amigos meus que mal ganham um salário de técnico -
ficaram parados no tempo. Eu fui em frente e hoje tenho um doutorado. Não é
fácil, mas recompensador. E muitas noites sem dormir pra fazer aquele
"bendito" programa funcionar... (quem é programador sabe o que tô falando,
hihihi).

Bom, vou ficando por aqui, o email tá longo e já virou um desabafo.

Abraços

André