[Ubuntu-BR] Montagem automática de partição

Luiz Fernando C Camargo lfcamar em gmail.com
Domingo Fevereiro 17 20:39:22 UTC 2013

On 17-02-2013 07:41, Luciano de Souza wrote:
> Caros,
> Esta é uma informação que já li por cá ou, nalguma outra parte, mas por
> hora, não encontro a resposta.
> Gostaria que o dispositivo /dev/sda5, uma partição ext4, fosse montado
> automaticamente para que nela pudesse consultar e salvar arquivos.
> Sei que há um comando que devemos colocar em /etc/fstab. O próprio
> arquivo me dá uma pista sobre o formato:
> Deve então começar por:
> ext4    /dev/sda5
> Mas de fato, não sei como se continua! As partições que vem montadas por
> [...]

Olá Luciano,

Como tentativa, faça o seguinte:

1. Use o comando

  $ sudo blkid /dev/sda5

para saber o UUID desta partição

2. Adicione ao seu arquivo /etc/fstab a linha

  UUID='número obtido acima' /ponto/de/montagem  ext4  defaults  0  2

Ponto de montagem acima é o diretório onde a partição será montada, a
escolher, tudo sem aspas.

3. Salve e reinicie o sistema.

Se não deu certo, me desculpa, apague esta linha do seu /etc/fstab.

Eu tentei imitar o meu fstab que foi criado pelo instalador do Ubuntu.
Durante a instalação eu pedi que ele montasse automaticamente algumas
partições e ele assim o fez. Funciona perfeitamente.

Acho que se você escrever apenas /dev/sda5 no lugar do UUID=... acho que
também dá certo. Antigamente eu fazia assim e funcionava.

Boa sorte.

Luiz Fernando

PS Olhando agora o padrão do seu fstab parece diferente do meu. A minha
distro é a 12.10, se a sua for muito antiga talvez seja diferente mesmo.
Mas a ideia é essa mesmo, imitar.