[Ubuntu-BR] Aumentando o tamanho de uma partição sem a reinstalação do sistema

Luiz Fernando C Camargo lfcamar em gmail.com
Domingo Fevereiro 17 18:25:00 UTC 2013

On 17-02-2013 07:56, Luciano de Souza wrote:
> Caros,
> Em /dev/sda7, tenho instalado o Ubuntu 10.10. Em /dev/sda5, tenho uma
> partição de dados. Ocorre que, para sda7 reservei apenas 30 GB. O
> Thunderbird está a consumir muito espaço, então, desejava aumentar a
> partição disponível para o sistema.
> A minha pergunta é: sem ter de reinstalar o sistema operacional, é
> possível aumentar o tamanho de uma partição? Como seria possível fazê-lo
> por meio do Terminal? Sou cego. O utilitário de unidades e o GParted não
> ofereceram suficiente acessibilidade para que pudesse navegar com o meu
> [...]

Dou a seguinte sugestão, que evita ter que mexer nas partições:

Admitindo que a partição de dados seja montada no boot do Ubuntu, mova o
arquivo pesado ~/.thunderbird para algum lugar na partição de dados e
crie um link simbólico em ~/ apontando para este local, algo como:

$ mv ~/.thunderbird /local/na/particao/de/dados/
$ ln -s /local/na/particao/de/dados/.thunderbird ~/.thunderbird

Abraços, Luiz Fernando