[Ubuntu-BR] Aumentando o tamanho de uma partição sem a reinstalação do sistema

Luciano de Souza luchyanus em gmail.com
Domingo Fevereiro 17 10:56:24 UTC 2013

Caros,
Em /dev/sda7, tenho instalado o Ubuntu 10.10. Em /dev/sda5, tenho uma
partição de dados. Ocorre que, para sda7 reservei apenas 30 GB. O
Thunderbird está a consumir muito espaço, então, desejava aumentar a
partição disponível para o sistema.
A minha pergunta é: sem ter de reinstalar o sistema operacional, é
possível aumentar o tamanho de uma partição? Como seria possível fazê-lo
por meio do Terminal? Sou cego. O utilitário de unidades e o GParted não
ofereceram suficiente acessibilidade para que pudesse navegar com o meu
leitor de telas.
Luciano