[Ubuntu-BR] Montando partições automaticamente

luciano de souza luchyanus em gmail.com
Segunda Dezembro 16 14:02:45 UTC 2013

Este comando não é reconhecido por meu Ubuntu 13.10 e pacote com o
mesmo nome também não é  encontrado pelo apt-get.

Fiz uma busca no Google e ficou a parecer que poderia estar incluso
este recurso no pacote gnome-disk-utility. Instalei-o, mas o terminal,
não aceita o comando gnome-disk-utility.

Li um pouco mais e encontrei o seguinte comando:

sudo udisks --mount /dev/sda6

Em /media, o comando criou uma subpasta, cujo nome é o ID da unidade.
Acessei-a e tudo pareceu bem. Então, reiniciei o computador e
verifiquei que este comando não monta a partição automaticamente de
modo que não faz nada de muito diferente do mount.

Agora, estou a pensar que a solução mais simples é reinstalar o
sistema operacional para que, na tela de particionamento, tenha a
oportunidade de definir o ponto de montagem para /media.

A minha dúvida, entretanto, é se devo apontar como ponto de montagem
/media ou /media/sda6. Não me lembro se a caixa de lista é editável.

De qualquer modo, agora, fico a pensar se realmente é necessária a
reinstalação do sistema operacional. O particionador é um programa.
Não pretendo mexer em sda1 (ext4 - /) e não pretendo mexer em sda5
(swap), então, será que não poderia invocar o programa da mídia sem
reinstalar?

Ufa! Fugir do fstab não é algo fácil!

Luciano de Souza