[Ubuntu-BR] Áreas múltiplas desativadas; painel Comportamento, bloqueado

luciano de souza luchyanus em gmail.com
Terça Agosto 27 00:44:27 UTC 2013

A coisa é realmente complicada. Na verdade, eu não queria migrar para
o Ubuntu 13.04 porque havia depoimentos quanto ao fato de a interface
Unity não ser tão agradável ao Orca, o leitor de telas. O problema é
que era imperioso migrar porque o Orca é parte do Gnome e, assim, não
podia obter a versão mais nova do Orca sem a versão mais nova do
Gnome. Então, se o LXDE não for um derivado do Gnome, certamente não
há chance de que o Orca funcione.
Eu tive perdas quanto à interface do desktop, mas em compensação, tive
grande ganho no que diz respeito à navegação na internet. Realmente,
os desenvolvedores do Orca acertaram mesmo a mão em relação a isso.
Bom, mas chegado o Unity foram embora as minhas áreas de trabalho
múltiplas. De fato, elas fazem bastante diferença e, passadas algumas
semanas da migração, não consigo deixar de sentir falta. Sem elas,
para não ter de lidar com muitos itens do alt+tab, tudo o que abro,
tenho de fechar em seguida.
O Orca melhourou muitíssimo em termos de funcionalidades. Mas o fato é
que a tecnologia assistiva, aí compreendido o próprio orca, o Gnome e
o ATSPI, juntos não têm bom desempenho. Então, não estou apenas em
falar em itens no alt+tab, mas itens que demoram para ser varridos e
que, com as áreas de trabalho múltiplas, tinha como contornar este
problema.
Bom, eu agradeço pelo esforço em ajudar. Fica aqui posta a questão. Se
alguém tiver alguma ideia sobre como:
1. Criar umas 4 áreas de trabalho múltiplas estaticamente, isto é,
elas sempre estarem presentes após ligar o computador; ou
2. Criar áreas múltiplas por meio do teclado, dinamicamente, à medida
que movo janelas para a direita ou para baixo.
Qualquer das opções serve. O importante é apenas ter ás áreas
múltiplas sem necessitar do mouse.

Luciano de Souza