[Ubuntu-BR] Formatação em NTFS

Carlos Ribeiro k4ribe49 em gmail.com
Terça Agosto 13 10:14:50 UTC 2013

Olá Manold.

Com segurança esse procedimento pode ser feito com o GParted que está em
teu Ubuntu 12.04.
Na janela que abre, clica nessa partição com o botão direito do mouse e
escolhe "Desmonta"r. Em seguida clica do mesmo jeito e escolhe "Formatar
para" e o sistema desejado

Mais um procedimento deve ser executado: abre o fstab (/etc/fstab) e faz as
alterações necessárias nessa partição, que são:
UUID (que altera depois de uma, formatação) sistema de arquivo (que será
ntfs), ponto de montagem (opcional) e as opções de montagem que podem ser
"defaults,umask=007,gid=46" (do jeito que está escrito, sem as aspas).

O UUID eu verifico com o comando:  ls -l /dev/disk/by-uuid/ grep sda1 (aqui
substitui pela partição desejada) ou, sem o grep, listará todas as
partições.

Carlos