[Ubuntu-BR] Fazer o Ubuntu pedir senha ao entrar numa pasta

Marcelo da Silva marcvan em ig.com.br
Terça Abril 16 19:52:06 UTC 2013

Pessoal, tem como fazer o Ubuntu pedir senha ao tentar acessar uma pasta
pela rede (cliente windows) ?

Tenho um servidor Linux (Kubuntu) com pastas compartilhadas, livre acesso.
Sei que se eu posso logar cada terminal com usuário e senha e eles teriam
acesso somente as pastas do tal usuário se eu quiser.
Mas preciso de algo não restritivo quanto a isso, mas preciso colocar
senhas em algumas pastas, ou seja se um usuário tentar entrar em uma
determinada pasta ele pediria uma senha, ele poderia estar em qualquer
terminal, basta colocar o usuário e senha.

Tem algo nativo assim no linux pra nós ?

Marcelo Silva