[Ubuntu-BR] +44 Milhões de Download do Apache OpenOffice

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em varekai.org
Sexta Abril 12 23:54:41 UTC 2013

Em 12 de abril de 2013 20:14, Marcos Barbosa <marcosestevesbarbosa em gmail.com
> [...]

> O que aconteceu, "na minha opinião", foi que o Openoffice começou a ser
> cobrado. O Openoffice era para ser a alternativa livre ao StarOffice mas
> veio a Oracle, aproveitou o que tinha sido implementado de novo e criou sua
> própria versão paga. Isso foi sacanagem com o grupo, que teve que criar o
> LibreOffice. Há pouco tempo a Oracle se deu conta que não vale a pena
> manter uma suíte própria e liberou o código. Não sei de nada dos problemas
> da comunidade nacional e não é meu foco, já que não sou tão entusiasta dos
> uso de suítes. Geralmente uso programas mais simples.

Bom, o OpenOffice nunca foi "cobrado". Ele sempre foi livre, desde que a
Sun Microsystems assumiu o projeto, comprando a Star Division. Quando a
Oracle adquiriu a Sun, ela tentou cobrar por uma *versão
proprietária*desse software, mas deu com os burros n'água, justamente
porque não poderia
fechar partes importantes do software, nem contar com a apropriação do
trabalho dos voluntários (desenvolvimento sem custo) da comunidade, porque
os voluntários começaram a "pular fora" e, eventualmente, muitos deles
formaram a Document Foundation e o LibreOffice. Cabeças mais frias ficaram
no OpenOffice, viveram dias tenebrosos, mas conseguiram sobreviver, graças
à Apache Foundation.

A Oracle tem uma visão puramente comercial e utilitarista. Ela achou que
poderia se apropriar do trabalho de toda a comunidade e acabou descobrindo
que não, da pior forma. A Oracle nunca "liberou o código" do OpenOffice. O
que ela "liberou" para a Fundação Apache foram os servidores, as
logomarcas, a identidade visual e os direitos sobre eles. O código do
OpenOffice(a maior parte dele) sempre foi livre. Antes era uma mistureba de
várias licenças espalhadas por todo o código. Muitas partes do código
tiveram que ser reescritas (tanto no LibreOffice, quanto no AOO) porque a
comunidade não poderia utilizar o que estava lá.

Não se trata de saber sobre "os problemas da comunidade nacional". Trata-se
de *saber do que estamos falando*. Conhecer a história é fundamental pra
tomar decisões.

A diferença fundamental entre o Apache OpenOffice e o LibreOffice, hoje, é
que o primeiro está totalmente sob a Licença Apache, e o Segundo sob uma
mistura de vários "sabores" de GPL. O LibreOffice também usa código do AOO
relicenciado por algum sabor de GPL. Mas o AOO não pode utilizar código do
LibO porque as licenças GPL não permitem (a não ser a LGPL, com algumas
restrições).
Outra diferença fundamental é que a comunidade LibreOffice responde à
Document Foundation e tem um sistema próprio de trabalho. A Fundação Apache
tem o "Apache Way". Pessoalmente, acho o Apache Way muito mais transparente
para a comunidade do que o sistema da Document Foundation. Mas cada um tem
sua opinião.

Abraço.

> --

http://almalivre.wordpress.com