[Ubuntu-BR] Problema / Dúvida regra iptables para internet e VPN

Vinícius Vieira vinicius3cta em gmail.com
Quinta Abril 11 16:54:08 UTC 2013

Olá pessoal!

Realmente isso pode ser feito de várias formas, porém eu te indico criar um
arquivo de roteamento e colocá-lo na inicialização do sistema.

Vamos ao cenário:

eth0 = Internet
eth1 = Intranet
eth2 = Rede Interna

Vamos ao arquivo:

*#!/bin/bash*
*
*
*######################*
*# Variaveis*
*PLACA_INTERNET="eth0"*
*PLACA_VPN="eth1"*
*PLACA_REDE_INTERNA="eth2"*
*IP_PLACA_INTERNET="200.200.200.200"*
*IP_PLACA_VPN="192.168.0.1"*
*IP_PLACA_REDE_INTERNA="192.168.10.1"*
*IP_REDE_INTERNA="192.168.10.0"*
*IP_VPN="192.168.0.0"*
*IP_UPLINK_VPN="192.168.0.2"*
*MASCARA_VPN="255.255.255.0"*
*MASCARA_REDE_INTERNA="255.255.255.0"*
*
*
*#######################*
*echo "Criando rotas e regras para comunicacao internet e intranet"*
*#######################*
*
*
*echo "Alterando valores de entrada da tabela ARP"*
*echo 16384 > /proc/sys/net/ipv4/neigh/default/gc_thresh1*
*echo 32768 > /proc/sys/net/ipv4/neigh/default/gc_thresh2*
*echo 65535 > /proc/sys/net/ipv4/neigh/default/gc_thresh3*
*
*
*#######################*
*echo "apagando rota default"*
*route del default*
*
*
*#######################*
*echo " criando rota para Rede default(INTERNET)"*
*
*
*route add -host $IP_PLACA_REDE_INTERNA gateway $IP_PLACA_INTERNET dev
$PLACA_INTERNET*
*
*
*route add -net 0.0.0.0 netmask 0.0.0.0 gateway $IP_PLACA_REDE_INTERNA dev
$PLACA_INTERNET*
*############*
*
*
*###################*
*echo "apagando rotas"*
*
*
*route del -net $IP_REDE_INTERNA netmask $MASCARA_REDE_INTERNA dev
$PLACA_REDE_INTERNA*
*
*
*route del -net $IP_VPN netmask $MASCARA_VPN dev $PLACA_VPN*
*
*
*################*
*
*
*###################*
*echo "criando rota para Rede local"*
*
*
*route add -net $IP_REDE_INTERNA netmask $MASCARA_REDE_INTERNA gw
$IP_PLACA_REDE_INTERNA dev $PLACA_REDE_INTERNA*
*
*
*echo "criando rota para Rede VPN"*
*
*
*route add -host $IP_PLACA_VPN gw $IP_UPLINK_VPN dev $PLACA_VPN*
*
*
*route add -net 192.168.0.0 netmask 255.255.0.0 gw $IP_UPLINK_VPN dev
$PLACA_VPN*
*
*
*###################*
*echo "Habilitar FORWARD"*
*
*
*echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward*

Feito isso, salve este arquivo e coloque-o na inicialização do sistema:

*update-rc.d nome_do_arquivo.sh defaults*
*
*
*
*
Creio que isso já vai lhe ajudar!

Vlw!

No dia 11 de Abril de 2013 à48 13:02, Marcos Barbosa <
marcosestevesbarbosa em gmail.com> escreveu:

> Acho que tu pode tentar fazer isso no DNS, com split DNS.

> ter

> iptables e

> me

> da

> complicou

> Q: Why is this email five sentences or less?
> A: http://five.sentenc.es

*Vinícius Vieira   *
*                 *
about.me/viniciusvieira
Analista de Sistemas Linux LPIC-I, Novell CLA e DCTS
Webdesigner e Consultor SEO/SEM
Editor Chefe no Blog Seja Livre
*LoCo Team Leader Ubuntu-BR-SP                              *

*

*
*
*