[Ubuntu-BR] E-teaching com Ubuntu...

Terça Setembro 4 14:48:20 UTC 2012

Vamos lá...

Em 4 de setembro de 2012 10:01, Jackson Liller <jackson2012 em gmail.com>escreveu:

> *Bom dia,*
> *
> *
> *Alguem já usou o Skype + Softwares Livres para e-teaching no Ubuntu?

Eu.

>  Estou precisando*
> *de um software que funcione como Whiteboard Interativo e onde eu possa
> também compartilhar*

Há uma série de quadros brancos online que fazem compartilhamento. Alguns
pagos outros grátis mesmo.
Eu particularmente nunca usei quadros brancos compartilhados, e quando
precisei abri um editor de desenho e tracei o que queria, na hora. Até o
Draw serviria para isso.

> *material didático em tempo real ( pdf, jpg, etc.) e que tenha
> compatibilidade com Window$ no outro

*lado da conexão, pois a grande maioria dos usuários ainda não usa Linux no
> dia a dia.*

Não precisa justificar o uso do windows. Você precisa ser multiplataforma.
Isso pode ser problema para os programas do windows, mas raramente o é para
programas livre.  O skype permite compartilhar o desktop, e funfa nos dois
sentido e para todos os sistemas. Uma vez o desktop compartilhado, podes
abrir o que quiser.

*
> *
> *Já pesquisei na net mas não consegui achar nada que atendesse os
> requisitos acima.*

Para repositório, ou usas um grupo no yahoo, que permite anexo de arquivos,
gerenciamento do espaço, agendamento de atividades e, claro, grupo de
discussão, ou tenta uma solução tipo claroline ou moodle. No Brasil tem o
teleduc que bem razoável. Quanto às apresentações em si, o skype dá conta.
Para compartilhar o material podes usar um dos aplicativos web acima. O
suporte a pdf, jpg, doc, odp etc. depende dos programas instalados. Em
geral tens que instalar o powerpoint viewer para ter suporte aos pptx.

--
André Cavalcante
Manaus, Brasil

http://www.broffice.org).