[Ubuntu-BR] GTK no Ubuntu 12.04

Humberto Fraga xisberto em gmail.com
Quinta Outubro 25 18:06:06 UTC 2012

Em 25 de outubro de 2012 15:34, Edgar Wascch <wascch em gmail.com> escreveu:

> Estou querendo aprender a linguagem GTK, em um site informava que no
> Linux ela já vem funcionando. Para iniciar devo digitar em um terminal
> o comando:

Só para deixar claro: GTK não é a linguagem, é a biblioteca. Você vai usar
uma liguagem de programação (C, python, etc) para desenvolver seus
programas, e dentro dos programas vai solicitar o uso do GTK. Mesmo que
você já saiba disso, é bom dizer, caso algum outro colega não saiba e acabe
confundindo as coisas.

> gtk-config --version
>
> apareceu:
>
> Comando 'gtk-config' não encontrado, você quis dizer:
> Comando 'gts-config' do pacote 'libgts-bin' (universe)
> gtk-config: comando não encontrado
>
> ...mas eu faço uso disso na minha linguagem de programação, será que no
> Ubuntu 12.04 o comando é diferente? seria algo como gtk2-config ? esse
> comando também não é encontrado... Sei que o Ubuntu já vem com essas
> bibliotecas. Alguém sabe como executar esse comando, qual biblioteca
> deve ser instalada?

Bem, se você quer saber a versão do GTK que está instalado, a primeira
ideia seria usar as funções fornecidas pela própria biblioteca. Usando
python e GTK2, seria mais ou menos assim:

import pygtk
pygtk.require('2.0')
import gtk

Se for o caso de usar a linha de comandos, o mais garantido seria usar o
próprio dpkg para testar a presença da biblioteca.

No caso, o nome é libgtk-3-0 e libgtk-2.0-0. Descobri executando "dpkg -l
libgtk*".

--
Humberto Fraga
http://lixaonerd.wordpress.com