[Ubuntu-BR] Iptables

Marcos Barbosa marcosestevesbarbosa em gmail.com
Quarta Outubro 24 15:13:23 UTC 2012

Na maioria dos casos o firewall se localiza na borda, entre a Internet
(rede não-confiável) e a rede interna (rede confiável). Existe em
redes médias e grandes  a DMZ, que é uma rede separada para sistemas
locais (servidor web, gateway VPN, etc.) que serão acessados através
da Internet. Existe ainda nessas redes médias e grandes o uso de
múltiplos firewalls. Nesse caso haverá firewalls dividindo a rede
interna em vários segmentos. No seu caso de uma rede local você
precisará colocar o firewall na borda, entre a Internet e sua rede
cabeada/wireless. Para isso você pode usar uma máquina exclusiva que
fique ligada o tempo todo (afinal se desligar o firewall a rede caí)
ou pode ver configurações avançadas de segurança do modem roteador
wireless, que pode filtrar portas com bastante eficiência. Mas só
recomendo isso de usar os recursos do modem por que sua rede é
realmente muito pequena.