[Ubuntu-BR] MediaWiki Vs MoinMoin Vs Outro

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em varekai.org
Sexta Novembro 16 18:00:34 UTC 2012

Boa tarde.

Na empresa onde trabalho, nós implementamos um sistema completo de
gerenciamento de documentos e processos com o Mediawiki.

Para se ter uma ideia, vou tentar resumir o que fizemos:

O meu setor é chamado de CMI - Centro de Medições Industriais. Somos
responsáveis pela área de metrologia. Temos laboratórios de calibração e
ensaios em diversas áreas, como vidrarias, temperatura, pressão,
dimensional, eletricidade, tempo/frequência, pH, entre outras. Todos os
laboratórios precisam estar conformes à norma NBR/ISO/IEC 17025:2008 que, a
grosso modo, é uma versão muito mais exigente da ISO 9001.

Pois bem, para nos adequarmos à norma, todos o processo, desde o contato
inicial do cliente, até a saída do equipamento com seu respectivo
certificado, precisa estar documentada, passo a passo.

Pois bem, no nosso wiki temos cadastros de clientes, fornecedores,
equipamentos, manuais, procedimentos de calibração, procedimentos de
ensaio, registros de entrada e saída, planilhas de cálculo, manuais
técnicos e todos os processos mapeados, passo a passo.

para isso, lançamos mão do Mediawiki com o SMW (Semantic Media Wiki) e uma
série de extensões que possibilitaram fazer tudo o que nos foi solicitado,
até agora. Já faz um ano e meio que implantamos o sistema e até agora não
recebemos reclamações de problemas insolúveis. Todos os problemas
encontrados tiveram solução dentro da plataforma SMW.

A coisa funcionou tão bem que estamos adicionando mais processos dentro do
sistema, como controle de viagens, controle de qualificações (treinamentos)
dos funcionários, estatísticas de produtividade, agenda de serviços e áreas
exclusivas para os clientes poderem ter acesso ao andamento dos seus
pedidos.

Ainda pretendo escrever um trabalho sobre isso,mas o tempo não deu ainda =)

O que posso dizer é que o Mediawiki superou nossas expectativas mais
ousadas.

Abraços.