[Ubuntu-BR] Problemas na atualização

Rudinei Weschenfelder rudinei.ti em gmail.com
Quinta Novembro 8 17:42:46 UTC 2012

Wilson passei por um problema parecido com o seu, segue o relato e a
solução do problema:

Ao realizar uma atualização do Ubuntu gerou um erro de pacotes quebrados
aonde e foi sugerido remover esses pacotes.
Não prestei muita atenção e confirmei para realizar essa ação, quando
percebi removeu totalmente o LibreOffice do Ubuntu. PS: Que raiva! Ninguém
manda não ler tudo e entender as mensagens de erro.

Então restou apenas fazer a reinstalação do LibreOffice, mas ao rodar um
"sudo apt-get install libreoffice" retornava o seguinte erro:
*Alguns pacotes não puderam ser instalados. Isto pode significar que*
*você solicitou uma situação impossível ou, se você está usando a*
*distribuição instável, que alguns pacotes requeridos não foram*
*criados ainda ou foram retirados da "Incoming".*
*A informação a seguir pode ajudar a resolver a situação:*
*
*
*Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:*
* libreoffice : Depende: libreoffice-core (=
1:3.6.0~rc4-0ubuntu3~ppa1~precise1) mas não será instalado*
*               Depende: libreoffice-writer mas não será instalado*
*               Depende: libreoffice-calc mas não será instalado*
*               Depende: libreoffice-impress mas não será instalado*
*               Depende: libreoffice-draw mas não será instalado*
*               Depende: libreoffice-math mas não será instalado*
*               Depende: libreoffice-base mas não será instalado*
*               Recomenda: libreoffice-gnome mas não será instalado ou*
*                          libreoffice-kde mas não será instalado*
*E: Impossível corrigir problemas, você manteve (hold) pacotes quebrados.*

Realizei algumas pesquisas na internet e encontrei um erro parecido que foi
reportado como bug no Launchpad:
https://answers.launchpad.net/ubuntu/+source/libreoffice/+question/176918

Ali encontrei uma informação aonde sugeria remover o PPA do LibreOffice,
então rodei o comando: sudo add-apt-repository --remove ppa:libreoffice/ppa

Depois troquei o servidor de atualização dos pacote para o servidor
principal do Ubuntu.

Depois atualizei os pacotes do sistema: sudo apt-get update

E para finalizar, rodei o comando para instalar novamente o LibreOffice e
resolver os pacotes quebrados: sudo apt-get install --fix-broken libreoffice

Resultado: voltou tudo ao normal.

Espero que essas dicas possam lhe ajudar.

--
Atenciosamente,
Rudinei Weschenfelder