[Ubuntu-BR] Servidor mo Ubuntu

Terça Maio 22 11:29:33 UTC 2012

Bom dia Pessoal,

Eu só tive dor de cabeça em utilizar esse XAMPP e derivados. É a melhor
solução para Windows, mas para Linux não. Ele instala os pacotes em pastas
diferentes e ainda sim é necessário fazer configurações para tudo funcionar
redondinho, além do que você fica dependente desdes caras para fazer
atualização, ou seja, não vai atualizar via apt-get, ou através do
Gerenciador de Atualizações.

Trabalho com PHP, e resolvo isso com uma linha de comando:

sudo apt-get install apache2 php5 postgresql-9.1

Com isso, você já tem um ambiente pronto para receber páginas HTML e o
Apache interpretando corretamente os scripts PHP. O diretório de trabalho
padrão do Apache é /var/www. Basta você colocar suas páginas lá dentro que
vão estar disponíveis para acesso externo.

Citando um exemplo prático, vamos supor o ip da máquina hospedeira seja
192.168.0.140, então crio uma página chamada "foo.html", coloco dentro da
pasta /var/www, a qual deverei acessar através da URL
http://192.168.0.140/foo.html

Vale lembrar que a pasta /var/www é de propriedade do root. Mas o principal
é ter permissão de leitura. No meu caso os meus projetos ficam dentro do
meu home mesmo, no diretório /home/jeferson/workspacephp, pois trabalho com
eclipse, e apenas crio links simbólicos dos projetos para o /var/www.

Colocando mais um exemplo para este caso, tenho um projeto chamado "
loremipsum", que está localizado dentro do diretório
/home/jeferson/workspacephp, então crio o link simbólico através do comando:

sudo ln -s /home/jeferson/workspacephp/loremipsum /var/www/loremipsum

O qual acessarei, supondo trabalhar no mesmo ambiente que você, através da
URL http://192.168.0.140/loremipsum

Só por via de dúvidas executo o seguinte comando:

chmod 755 -R /home/jeferson/workspacephp/loremipsum

Para permissão total para o meu usuário (jeferson) e leitura e execução
para os demais.

A vantagem disso é que os arquivos estarão sincronizados, em tempo real, e
não dependo de ficar copiando do meu workspace para o /var/www, e não
preciso também ficar me importando com questão de permissão, pois por
padrão é total para o dono, e leitura e execução para os demais.

No meu caso, eu ainda preciso fazer algumas configurações, mas nada
difícil, pois utilizo frameworks PHP que fazem o uso do recurso rewrite do
Apache.

Para fazer o módulo rewrite do apache ser habilitado, executo esses
comandos:

sudo a2enmod rewrite

Edito o arquivo /etc/apache2/sites-enabled/000-default

No bloco "<directory /var/www>" altero a linha que tem esse contexto:

AllowOveride None

para

AllowOverride All

E reinicio o apache:

sudo service apache2 restart

Se acaso desejar habilitar HTTPS (SSL), basta executar esses comandos:

sudo a2enmod ssl
sudo service apache2 restart

Então é isso... divirta-se amigão!

Abraços